Aumento do IVA em 2011 resultará numa corrida aos stands até ao final do ano

É sempre assim, portanto não trará grandes surpresas. O efeito nefasto de um aumento do IVA (Imposto sobre o Valor Acrescentado) para a fasquia incrível de 23%, isto quando ainda suportará uma sobre-taxa (só em Portugal, mesmo) de IA (Imposto Automóvel), fará com que a maior parte das pessoas que estavam com ideias de trocar de carro, de o fazer antes do final do ano. Quando a ANECRA tinha mencionado que tinha tido uma descida na compra de novas viaturas em Setembro, agora deverá suceder exactamente o contrário e haverá uma corrida aos stands. O problema é quando a nova taxa entrar em vigor. Quem comprar nessa altura será altamente penalizado.

Segundo estudos manifestam num aumento entre 260€ e 5.400€. Lindo!

De acordo com as razões apontadas, para além do claro aumento de receitas para o Estado, vincam que é uma forma de tentar que as pessoas não se endividem ainda mais, reduzindo assim a compra desenfreada. Sinceramente, ainda há quem acredite nisto? Isto apenas irá fazer com que a situação fique ainda mais difícil para aqueles que necessitam comprar uma viatura. Quem compra sem possibilidades irá faze-lo de qualquer forma. Seria melhor dizer claramente que é apenas mais uma forma de ganhar mais receita através de um sector que tem sido dos mais penalizados em Portugal.

Rui Nunes

Adoro automóveis! A sério, sou capaz de passar horas a falar do que gosto ou não de um carro. No entanto, sou incapaz de discutir pormenores técnicos ou de estatísticas. Mas tenho muito claro o que me faz gostar ou não de um automóvel e é isso que quero partilhar aqui.