BMW Série 1 M Coupé
O desenvolvimento de uma versão Motorsport do Série 1 já é esperado desde que o modelo foi anunciado há alguns anos.
Contudo, o lançamento do 135i pareceu durante muito tempo ter vindo gorar essas expectativas.
Trata-se de uma verdadeira bomba, com o seu seis cilindros em linha de três litros a debitar acima dos trezentos cavalos, capaz de desafiar o anterior M3 em aceleração e chegar lá muito perto nos tempos em pista. Qualquer que seja a medição que se faça, verifica-se que o 135i seria perfeitamente digno do emblema “M”. Não parecia valer a pena esperar mais do Série 1.
Mas aparentemente, a divisão Motorsport tinha outras ideias.
A questão começa no actual alinhamento da sua gama de derivados de sedan: M3, M5, M6. Nenhum se pode propriamente chamar de “peso pluma”, o que vai contra os princípios fundadores da Motorsport. O M3 actual, apesar de todos os seus méritos, é um verdadeiro monstro quando comparado com o original. Quero dizer, em termos de peso e tamanho.
Além dos puristas, também o mercado em geral clama por soluções mais leves, ágeis e económicas. Por esse motivo, a criação de um Série 1 M acaba por fazer todo o sentido. Podemos mesmo afirmar que esse carro vai, ele sim, ser o verdadeiro sucessor do M3 original: pequeno, ágil, potente e (relativamente) acessível.
Pelas fotos que nos chegam, é difícil identificar grandes pormenores visuais. Mas é seguro afirmar que este M Coupé deve ter cavas pronunciadas, entradas de ar maiores à frente, e certamente quatro ponteiras de escape atrás.
Em termos mecânicos, tudo estará mais firme. Alguns componentes do 135i manter-se-ão, mas outros virão do M3 actual como por exemplo o eixo traseiro. Podemos esperar uma direcção directa e uma experiência de condução extremamente comunicativa. O motor, derivado do N54 3.0L que equipa o 135i, debitará 340cv (o mesmo que o M3 E46). Com tanta força à disposição, é fácil compreender porque motivo a BMW decidiu equipar este modelo com travões especiais M Compound.
Em suma, brutal.
Ficha técnica:
Motor: 3.0L 340cv
Combustível: gasolina
Consumo: ??
Preço: entre o 135i e o M3
Disponível: meados de 2011

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *