Opel Agila

Estes dias eu tive a oportunidade de experimentar o Opel Agila na sua versão mais económica e como já deves ter percebido por artigos anteriores sou um fã de carros citadinos que se mexem bem no seu ambiente. E este não me deixou descontente, devo dizer em termos de eficácia nas minhas deslocações mais congestionadas.

Design Curto mas Jovem

O seu design não é consensual mas entendo a dinâmica inserida. A ideia será de tentar manter uma habitabilidade aceitável, seja à frente como atrás, daí que a traseira seja relativamente alta e tenha aquele feitio algo anguloso.

Opel Agila

No entanto o pilar traseiro fica realmente grande e tende a prejudicar a visão traseira quando olhamos para trás em busca de obstáculos ou de veículos a circular no ângulo morto. Mas são compromissos de construção que se compreende face à boa habitabilidade traseira para os passageiros. Aliás, face à sua dimensão total, é de realçar o espaço existente para os passageiros traseiros, mesmo quando se coloca uma cadeira de bebé.

Opel Agila

Interiores Completos e Adequados

Os interiores do Opel Agila são realmente completos para um automóvel deste segmento, no entanto devo dizer que continua a ter uns plásticos que ao fim de uns anos de tratamento pesado deverão começar a denotar sinais de desgaste, provocando ruídos interiores e mesmo danos visíveis. Aliás, numa da portas isso já era visível.

Opel Agila

Mas volto a realçar que já vi bem pior em automóveis deste segmento. E conforme também já referi, o equipamento é bastante completo. Tomadas 12V, vidros da frente eléctricos, direcção assistida, espelhos eléctricos, airbags laterais e frontais, sistema ISOFIX nos bancos traseiros, comandos de rádio no volante, computador de bordo, rádio CD e leitor MP3, ar condicionado, enfim, uma panóplia de dispositivos que normalmente não se encontram num automóvel do segmento.

A mala é que não deixa de ser praticamente cómica. Devido ao pneu sobressalente e ao facto de manter a habitabilidade traseira, algo tinha de sacrificar e a mala dá para levar um portátil e talvez uma mala de viagem das mais reduzidas. Mas se quiser levar uma mala grande, já terá que a colocar no banco traseiro.

Motor Enérgico

O veículo experimentado era um 1.2 a diesel de 86cv bastante enérgico e devo dizer que o mix de binário aplicado à embraiagem curta, com o pique diesel torna a sua condução bastante rápida nas passagens curtas. O que também achei bastante interessante foi a caixa que tem relações bastante curtas e desliza muito bem na sua posição bem próxima da mão direita junto ao tablier frontal.

Opel Agila

Mesmo em situações de curva apertadas se condicionar a velocidade para não ser demasiado embalado, até tem uma dinâmica interessante sem nos deixar com uma sensação de insegurança. O que num veículo com este chassis é de louvar. A suspensão apesar de ser algo rígida, mantém uma confortabilidade aceitável e não prejudica a sua condução mais dinâmica.

Consumos e Economia

Quando falamos em citadinos e em motores desta índole estamos a falar de consumos e economia. É indissociável falar destes pontos pois é um dos motivos de compra destes automóveis. Daí que 4 litros aos 100km em regimes extra-urbanos, 5,9l na cidade e 4,5 em situações mistas são um bom argumento. Não são os melhores da classe, mas mediante qualidade/preço até está aceitável.

Em Resumo

Será uma opção a considerar na compra de um automóvel que cumpra estes requisitos. Tem um visual jovem, uma boa habitabilidade para as deslocações e tem um rodar interessante tanto na cidade como em viagem. Os consumos estão dentro do desejável e desde que não se abuse é uma sempre uma opção para segundo carro de família. Apenas não se espere ir às compras de fim de semana com ele e a família toda atrás.

Tens opinião sobre este carro? Pois faz-nos saber…

[nggallery id=13]

Publicado por Rui Nunes

Adoro automóveis! A sério, sou capaz de passar horas a falar do que gosto ou não de um carro. No entanto, sou incapaz de discutir pormenores técnicos ou de estatísticas. Mas tenho muito claro o que me faz gostar ou não de um automóvel e é isso que quero partilhar aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *