O Fiat 500 já era um daqueles veículos que nos deixa sempre com um assomar de sorriso nos lábios e é quase unânime que é dos conceitos retro aplicados à era moderna mais bem conseguidos. Desde então, a marca italiana tem tentado por todos os meios, aproveitar o enorme sucesso deste modelo para se reinventar e alavancar praticamente toda a mística da mesma atrás desta onda de charme do pequeno citadino. Desde mais de 500.000 formas de personalização, até pequenos reajustes na carroçaria, como o Cabrio e o mais desportivo Abarth, tem sofrido mutações constantes sem contudo perder a sua mística e apelo.
Fiat 500 TwinAir com pequenas Alterações mas com grandes Diferenças
O Fiat 500 TwinAir é o resultado da experiência que a marca italiana tem obtido ao longo destes últimos anos com reajustes à sua nova coqueluche e se bem que o Abarth seja o expoente máximo do seu carácter desportivo, parecia faltar alguma pujança e vigor ao 500 para se impor no mercado sem ser pela vertente racing já ocupado pelo 500 Abarth.
Logo, foi apenas lógico que tentassem optimizar o motor para performances mais “vivas” mas mantendo o carácter mais económico de consumo de combustível pois a vida está cada vez mais cara e os combustíveis apesar da descida desta semana, prevê-se que subam dentro em breve.
Foi então que a Fiat optou por equipar o seu 500 TwinAir com um motor premiado como “Motor do Ano 2011” com especial incidência para a versão de 85 CV que consegue melhores reprises em cerca de 25% e poupança de combustível em cerca de 30%. É aliás o motor mais ecológico com menor libertação de CO2 do mundo, com apenas 92g/km e um dos que menos consome, com médias de 4l/100km. Só por aqui tem o meu aplauso de pé.
No entanto, não se quis ficar por aqui e as suas performances não foram descuradas, com 173km/h de velocidade máxima, aceleração dos 0-100km/h em apenas 11 segundos (estamos a falar de 80CV, ok??) e um binário de 145Nm a 1900rpm.
Será que ainda pode melhorar? Sim, sem dúvida. Para o tornar algo distinto dos seus irmãos de guerra, decidiram dar-lhe uns acabamentos e pormenores que mostram o seu carácter individualista. Entre essas diferenças visíveis contam-se as jantes de liga leve “Total Black”, maçaneta da porta e rebordo em cromado, kit desportivo com spoiler e tubo de escape em cromado, tejadilho em cor “Piano Black”, tablier em preto acetinado, assentos desportivos, etc.
Mas existe como em tudo o que sai com a marca 500, inúmeros outros pormenores que na verdade também irão pesar na tua carteira, dado que o carro é realmente lindo mas custa o seu peso em ouro quando comparado com outras opções no mercado. Mas convenhamos que o Fiat 500 sempre esteve num patamar à parte e a todos os níveis sem concorrência.
Só de ver este anuncio com o Fernando Alonso do novo TwinAir é algo que nos deixa de sorriso de orelha a orelha.
E tu? O que achas deste novo Fiat 500 TwinAir? É algo que estaria nas tuas ambições?