A BMW fê-lo novamente. Convenhamos, o novo BMW Série 3 não é uma ruptura completa com o passado. Se o virmos, sabemos de imediato que é o novo BMW Série 3, no entanto as nuances demonstradas são por demais distintas e tornam-no de novo uma referência do sector. Os seus concorrentes devem temê-lo e com toda a razão.
Design Apurado e Linhas Actualizadas
Quanto poderão melhorar sucessivamente o design de um carro já por si considerado um aprumo da técnica? Essa é uma questão que os engenheiros da BMW se devem perguntar todos os dias quando se levantam para ir trabalhar.
Como melhorar algo já por si bem desenhado?
Talvez incutir novas tendências de design que são procuradas pelos actuais clientes e acima de tudo, reduzir a diferença que a Mercedes-Benz tem vindo a cimentar com a nova geração de Classe C conforme já mencionado anteriormente.
Pontos Especialmente Notórios
Os faróis mais delineados a cobrir desde a grelha em rim, a maior dimensão de todo o modelo, seja em largura como em comprimento, torna-o mais encorpado, mais robusto, mais dinâmico.
Isso faz com que o interior também tenha ficado mais espaçoso e confortável. Na verdade, a diferença entre um Série 3 e um Série 5 está cada vez mais esbatida, pelo menos no que implica ao espaço interior e mesmo no exterior. Aliás, o design de ambos é tão similar que é difícil constatar onde começa um e onde acaba o outro. Mas nem por isso ficou mais pesado. Antes pelo contrário, ficou cerca de 40 kg mais leve que o anterior modelo. Não parece assim tanto, mas repara, tem maiores dimensões e ainda menos peso, tornando-o com certeza mais dinâmico e interessante de conduzir.
Com três variantes de equipamento, a Sport, Luxo e Moderna, cabe a cada comprador verificar qual a Linha de Equipamento que lhe dá maior prazer, mas em comum terá sempre a configuração do cockpit dirigido praticamente para o condutor como é prática da BMW. Mas não esqueças que para 2012 está previsto uma versão de pack M.
Motores Possantes e Condizentes
Já falei do design e do aspecto aerodinâmico, mas os motores são dos elementos mais interessantes desta nova gama da BMW. Espera-se que sejam primeiramente 4 versões diferentes dos motores que equiparão a nova Série 3.
Desde o 328i com um 2.0 litros com um BMW TwinPower Turbo de quatro cilindros e 245 cavalos e 350Nm de binário desde as 1.250 rpm, o que permite uns interessantes 5.9 segundos dos 0 aos 100km/h.
Passando pelo 335i com um 3.0 litros e 6 cilindros, com 306 cavalos e 400Nm de binário às 1.200 rpm, passando assim a ser o BMW Série 3 da mesma gama mais rápido de sempre.
O 320d que será certamente de novo o mais vendido em Portugal, vem equipado com o BMW TwinPower Turbo de quatro cilindros diesel com 184 cavalos e 380 Nm de binário que também equipa a Edição BMW 320d EfficientDynamics que por sua vez consegue baixar o consumo para uns meros 4,1 litros de gasóleo aos 100km e reduz para 163 cavalos de potência.
Mas eis que chega o híbrido BMW ActiveHybrid 3 que irá com certeza fazer ponderar muitos potenciais interessados. Todos têm 8 velocidades nas caixas de velocidade manuais e muitas melhorias técnicas que de novo colocarão o Série 3 no patamar que lhe corresponde.
Claro que as versões BMW 320i, BMW 318d e BMW 316d estarão prestes a sair na Primavera de 2012, mas penso que as que terão mais saída em Portugal serão as versões já previstas do 320d e o 328i. Na verdade depende do estado económico do País, neste momento.
Dá uma vista de olhos à galeria de imagens do novo BMW Série 3 a ao vídeo que conseguimos para ti e diz-nos o que achas.