Parece que as notícias tristes não param de suceder em Portugal. São as crises financeiras, os despedimentos, encerramento de empresas e agora, um dos melhores eventos em Portugal termina de uma forma que se prevê longa e sem data de retorno. Estou a falar do Salão Internacional do Automóvel de Lisboa.
Tem poucas coisas que me fascinam nesta vida. Grande parte dessas coisas nem sequer são materiais. Tem a ver com a família, amizade, prazer de viver e reflectir, enfim… tenho uma parte de mim que é sumamente simples.
Das que são, também a lista não é extensa. Cifram-se em poucas coisas, mas que considero serem obras de arte em termos de design, de requinte.
As que interessam a este blog referem-se às belas máquinas automóveis. As que são feitas com reflexão, inspiração e muita, muita paixão.
Portanto, quando notícias destas surgem no horizonte, deixa-me ainda mais deprimido e triste por não ter na minha cidade natal um evento que traz alguns dos mais belos modelos da nossa praça num único local.
Bem sei que a situação não está nada famosa para o sector de onde se diz que houve um decréscimo de 600 milhões de euros desde o início do ano.
No entanto, deve-se considerar que o mercado existente não deveria ser esquecido e um salão automóvel, apesar de eventualmente mais modesto, poderia ter um impacto significativo pelo menos em termos de branding e força de marca.
Nesta situação apenas há a possibilidade de eventualmente visitar os nossos vizinhos em Espanha onde existem inúmeras feiras de automóvel e onde podem ser visualizadas aqui, mas no Reino Unido, por exemplo também foi cancelado sem data prevista de retorno.
Parece que a crise mundial também afecta as grandes marcas automóveis. Esperemos que isso não faça com que se perca o interesse.
Qual a tua opinião sobre o assunto?