O Jaguar C-X16 tem ganho prémios por todo o lado do mundo, mas isso deve-se acima de tudo a alguns pormenores: estilo, design, branding e muita, muita paixão.
A marca britânica há muito que pretendia desenhar um desportivo com garantia desse nome e segundo a crítica generalizada parece que conseguiu com este modelo com um nome de código (C-X16) que lembra um episódio de mau gosto do Star-Trek.
O design esguio e longo da carroçaria do belo coupé desportivo não engana em termos de aerodinâmica, permitindo uma baixa resistência ao vento através dos seus vincos laterais bem nítidos assim como a posição das rodas nos cantos mais exteriores prevalecendo o seu espírito aguerrido e irreverente. O interior é completamente voltado para o condutor criando inclusive uma espécie de barreira entre o mesmo e o passageiro.
Pormenores de Fórmula 1
Quando investiguei mais sobre este modelo, uma coisa que imediatamente me ressaltou aos olhos foi o sistema ‘Prima para Passar’ que permite recuperar energia cinética da aceleração para conseguir mais energia de reserva para o momento de ultrapassagem com um acréscimo de binário 235Nm e 70kW. Fantástico estar num carro de produção.
Motor V6 híbrido Supercharged de 3,0 Litros de 380 Cavalos, 450Nm de Binário, inspirado no sistema de recuperação de Energia Cinética da Fórmula 1 (KERS) e uma carroçaria toda desenvolvida em alumínio, este é um desportivo feito de raiz a pensar em performance com inteligência e economia.
Para além disso, a sua performance em estrada deverá cumprir com os requisitos necessários. Afinal, dos 0 aos 100km/h em apenas 4,4 segundos e pode atingir os 300 km/h se exigir do mesmo.
Magnífico.
Fotos do Jaguar C-X16Deslumbrantes
O melhor seria de facto ter a possibilidade de o experimentar na realidade, mas enquanto não se consegue essa proeza, ver estas imagens de um desportivo deslumbrante é o que melhor podemos fazer.