Volkswagen Adquire Oficialmente a Porsche

Demorou, oh se demorou, mas finalmente a Porsche está para ser oficialmente adquirida pela Volkswagen. Até aqui parece que não há nada de novo dado que já foi tão falado que parece praticamente um cliché estar sempre a falar do mesmo, mas parece que desta é de vez.

E não continua a ser estranho na perspectiva do normal cliente da marca alemã? Porque os conceitos são extremamente diferentes. Uma marca é a racional, útil, consistente e durável e a outra é a desportividade aprimorada, a paixão até. Mas não esqueçamos que ambas as marcas têm estado ligadas desde o fim da Segunda Guerra Mundial. E a Volkswagen que ficou conhecida por ser o “carro do povo” é neste momento um grupo automóvel que extravasa esse conceito. Afinal, para além da Porsche, não esqueçamos que ainda detém a Bugatti, Bentley, Audi e Lamborghini.

A Volkswagen Golias Venceu a Porsche David

Esta analogia tem a ver com o facto de que em 2008 e 2009 se falava que a Porsche pretendia adquirir a sua congénere muito maior Volkswagen e foi na altura uma verdadeira revolução quando praticamente estiveram perto de o fazer. Pelo contrário, esses movimentos do gestor da Porsche apenas debilitou a marca em termos financeiros e tornou-a ainda mais um activo apetecível. Há quem afirme que terá sido o excessivo risco e a ambição desmedida que levou a tal fim.

De facto, terá sido, mas eu nunca condeno essas duas qualidades. São essas duas qualidades que fizeram com que a Porsche tenha sido criada e tenha crescido com esta exponencialidade ao longo dos anos.

A Volkswagen tornará a compra da Porsche oficialmente no dia 1 de Agosto

Oficialmente será efectuado no dia 01 de Agosto, mas temos que pensar que desde há muito que as ligações entre as duas marcas já se faziam apesar desta rivalidade em termos de aquisições. Repare-se na parceria na elaboração do Volkswagen Touareg e do Porsche Cayenne que funcionou tão bem em termos tecnológicos e de estrutura porque no design ainda não me conformei com o estilo do Cayenne.

O negócio ficará assim definido em $5.61 Biliões de Dólares ou 4.56€ Biliões de Euros no valor de moeda de hoje pela compra de 50.1 por cento das acções da marca, sem falar do que já detinha anteriormente.

Com certeza de futuro veremos algumas influências entre todas estas marcas nos produtos que forem lançando.

Publicado por Rui Nunes

Adoro automóveis! A sério, sou capaz de passar horas a falar do que gosto ou não de um carro. No entanto, sou incapaz de discutir pormenores técnicos ou de estatísticas. Mas tenho muito claro o que me faz gostar ou não de um automóvel e é isso que quero partilhar aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *